O uso de equipamentos de qualidade garante bons resultados e confiabilidade das análises laboratoriais. Para isso é necessário um sistema de gestão confiável, onde haja segurança de que todos os equipamentos encontram-se calibrados e em perfeito estado para serem utilizados pelos analistas nos laboratórios.
Equipamento em ensaios laboratoriais
Os equipamentos utilizados para a realização dos ensaios no laboratório Agrolab são identificados e cadastrados no sistema LIMS, onde as informações pertinentes ficam disponíveis e de fácil acesso na rotina de analises.
Para garantia do sistema da qualidade, devem ser retidos registros dos equipamentos que possam influenciar as atividades do laboratório, sendo esses:
- Nome do equipamento;
- Nome do fabricante;
- Localização atual;
- Registro das intervenções (Manutenção preventiva/Corretiva, calibração, qualificação, checagens e ajustes);
- Registro de qualquer dano ou mal funcionamento, modificação ou reparo realizado no equipamento.
Intervenções em equipamentos
Assunto de vital importância é quando se fala sobre manutenção e calibração de equipamento, ponto crucial e que órgãos fiscalizadores exigem como pré-requisito para garantir a confiabilidade dos resultados.
O laboratório estabelece um programa de calibração, que é analisado criticamente e ajustado conforme necessário. É etiquetado no equipamento de forma nítida a validade da calibração (geralmente feita por empresas calibradoras registradas RBC), para que o usuário do equipamento identifique prontamente a situação do mesmo.
Equipamento fora de uso
Importante ressaltar que caso o equipamento entre para uma manutenção corretiva ou fique fora de uso, deve-se etiquetar no mesmo uma notificação para o usuário que o equipamento encontra-se fora de uso e não poderá ser mais usado, isso evita que equipamentos com problemas sejam utilizados nas análises.
Recapitulando
A importância do controle de equipamentos reside na necessidade de assegurar que cada dispositivo esteja calibrado e mantido de acordo com padrões rigorosos. Isso não apenas otimiza a qualidade das medições realizadas, mas também minimiza a ocorrência de erros sistemáticos que poderiam comprometer a validade dos dados.
One comment
Lucas
14/08/2024 at 08:20
Parabéns pelo texto!
Ótimo saber essas informações!